Você pode conseguir tudo com disciplina

Tags:, , Pessoal
featured image
Compartilhe!

O que é disciplina?

Segundo as fontes de conhecimento formal é a obediência a regras e a regulamentos e em um senso mais pessoal é a supressão dos desejos básicos e o autocontrole para se chegar a um resultado.

Falamos da necessidade de disciplina quando existe um conflito de ações com um objetivo maior ou quando devemos escolher entre o certo, e talvez difícil, e o errado, que muitas vezes é mais fácil. Vamos entender mais sobre a disciplina para melhorar nossa qualidade de vida.

Disciplina infantil

Criança organizando quarto

http://mujerongashoy.blogspot.com.br/2013/05/organizing-kids-rooms-4-top-tips-to.html 09/11/2015

Por exemplo, para uma criança, arrumar seus brinquedos todas as vezes após o uso é um ato de disciplina que de certa forma impede momentaneamente outras ações que poderiam ser mais prazerosas, em benefício de manter seu quarto organizado.

Disciplina Militar

Ordem Unida Força Aérea Estados Unidos da América

http://www.basictraining.af.mil/main/welcome.asp 09/11/2015

Vemos a disciplina presente na vida militar, com seus códigos de postura, aparência e hierarquia. Os militares são moldados segundo normas, tarefas e ordens objetivas, como corte de cabelo, polimento dos sapatos, cuidado com a roupa, condicionamento físico, imagem institucional e muito mais, sempre com a certeza de uma punição clara e imediata no descumprimento destas obrigações, o que traz um sentido material na necessidade da internalização da disciplina para poder seguir em frente.

Autodisciplina

E para nosso sucesso, onde entra a disciplina? A disciplina é a ação direcionada a um objetivo importante de forma obstinada e com alto grau de comprometimento pessoal.

Você certamente já se flagrou diante de um grande problema ou uma situação difícil e sentiu uma sensação de desânimo e falta de energia. Por exemplo, você pretende fazer um concurso público e a prova é daqui a 2 meses e você não sabe nada. Por onde devo começar? Como devo estudar? Será que o resultado será bom? Será que vou ser aprovado?

Vamos quebrar o problema em partes:

  • Objetivo: Ser aprovado no concurso.
  • O que devo estudar: As matérias que constam no edital.
  • Se juntar todo o material de estudo, em quanto tempo posso ler tudo?
  • Após ter ciência dos conteúdos, o que preciso praticar para melhorar habilidades?
  • Plano de estudo: Estudar um número ideal de horas por dia e seguir o planejamento feito.

Neste exemplo, a disciplina está 100% na execução do plano idealizado. Se for possível exceder, sem prejudicar o plano principal, melhor.

Adotar novas ações disciplinadas requer sacrifício da recompensa imediata em benefício de uma recompensa futura. É necessário conseguir lidar com a frustração, com a sensação de privação e de certa forma, dor causada pela nova ação.

Se as novas ações serão adotadas a longo prazo, ou para sempre, com o tempo vai ficando mais fácil lidar, pois um novo hábito se forma, e o nosso cérebro se adapta à nova realidade e começa a executar automaticamente as ações.

Atleta de alta performance

http://www.yenibiryatirim.com/en/makaleler/girisimcilerin-ogrenebilecekleri-5-ders.html 09/11/2015

Dicas para cultivar a disciplina

  • Comece com pequeno atos, por exemplo, almoçar no mesmo horário ou almoçar mais devagar.
  • Concentre-se no que você está fazendo. Dedique-se de corpo e alma à sua atividade.
  • Desligue-se dos aparelhos e atividades que distraem, como email, redes sociais e coloque as notificações do smartphone no mudo.
  • Cultive o valor de comprometer-se com suas atividades e cumprí-las.
  • Organize seu tempo e sua vida. Priorize o que é importante para você.

Saiba mais sobre ferramentas de organização nesta tag.

Insira seu comentário