Use o perfil do LinkedIn a seu favor

Tags:, , Profissional
featured image
Compartilhe!

O LinkedIn é uma rede social profissional onde é possível se relacionar com pessoas de diversos níveis profissionais e até participar de processos seletivos. Você gostaria de ter um perfil atraente? Vamos compartilhar algumas dicas.

1 – Uso profissional da ferramenta

O LinkedIn é uma ferramenta profissional e que tem muito conteúdo interessante gerado pelos usuários. Ao mesmo tempo, existem muitas postagens irrelevantes, que desperdiçam o tempo dos leitores, muitas vezes com pouco tempo para acessar o sistema. A recomendação é evitar compartilhar piadas, fotos pessoais, brincadeiras matemáticas, etc. Além de não colaborar com a objetividade da ferramenta, quando você compartilha material não relacionado ao trabalho, carreira, estudos, etc, seus contatos poderão deixar de lhe seguir e aí você poderá perder para sempre a oportunidade de ser visto e interagir com algum contato interessante na sua rede, sem mencionar os recrutadores que podem estar à procura de alguém com o seu perfil.

2 – Customizar o endereço do seu perfil público

O endereço padrão ofertado automaticamente pelo LinkedIn é uma composição de letras e números que não é atraente. Seu perfil fica com um aspecto mais profissional tendo um endereço personalizado, por exemplo, https://br.linkedin.com/in/fabiojardim. É grátis. De posse do seu endereço personalizado, você pode colocá-lo no seu currículo tradicional.

Como fazer:

Clicar no menu Perfil -> Editar Perfil.
Abaixo da foto vai ter o endereço do perfil público. Passe o mouse em cima do endereço. Vai aparecer uma engrenagem. clique nela.
Vai aparecer a tela do seu perfil público.
Na direita tem uma caixa com o título “Your public profile URL” ou “URL do seu perfil público”
Clique no lápis ao lado do endereço.
Digite o novo endereço e tenha em mente que é algo profissional. Não use apelidos.

3 – Coloque uma foto de fundo no seu perfil

Esta é uma recomendação do LinkedIn e que torna seu perfil mais pessoal e atraente. Pense em alguma foto que faça sentido com sua vida profissional. Por exemplo, se você é médico, pode colocar um centro cirúrgico. Se você trabalha em uma agência de viagens, pode ser interessante uma bela paisagem. Use o bom senso. Você encontra esta opção abaixo dos menus no ícone da máquina fotográfica, conforme a imagem abaixo: Adicionar imagem de fundo.

LinkedinImagemFundo

 

4 – Sempre utilize foto no seu perfil

Não importa se você é bonito, feio, jovem, maduro, magro ou está acima do peso. Perfis sem foto são rapidamente descartados. As pessoas querem se relacionar profissionalmente com pessoas de verdade. A regra de ouro aqui é você utilizar uma foto que apareça bem o seu rosto e que você esteja com uma aparência compatível como se você estivesse trabalhando.

Isso significa que, dentre muitos exemplos, fotos de festa, de corpo inteiro, com expressões engraçadas ou a foto de formatura vestindo toga, não são as melhores opções para você mostrar sua imagem.

5 – Otimize seu perfil

Além de você querer ter um perfil que mostre bem a sua imagem, você certamente quer ser encontrado pelo que você faz, ou pelo que você pretende fazer.

Escreva um bom título profissional (headline) que fale de forma resumida o que você faz ou qual seu objetivo, caso você esteja buscando uma recolocação. Por exemplo: “Gerente de vendas da XYZ S/A”, ou “Analista de crédito com 10 anos de experiência buscando recolocação” são opções interessantes. Importante: não use o texto todo em maiúsculas. É desnecessário e muitas pessoas consideram esta forma de escrita agressiva.

Nas suas experiências, procure colocar as suas atividades na empresa e, se aplicável, quais foram os objetivos alcançados. É possível também colocar vídeos, links, documentos e imagens que demonstrem algo relevante sobre sua experiência. Mas cuidado: nunca poste nenhum material interno ou confidencial de seu empregador.

Em todas as seções que for preencher, coloque as palavras chave pelas quais você gostaria de ser encontrado. Facilita o trabalho de quem está buscando e torna seu perfil mais atrativo.

Tente preencher o máximo possível das seções para ter um perfil campeão. Esta informação é uma avaliação do perfil feita pelo LinkedIn com base no quanto o seu perfil está completo. A informação aparece quando você entra no seu perfil para editar, na parte superior direita, conforme a figura abaixo. Quanto mais cheio o círculo, melhor.

forçaperfil

Você pode trocar a ordem das seções no seu perfil. Por exemplo, colocar a experiência acima da formação acadêmica, ou o contrário. Você pode usar este recurso no ícone das setas verticais à direita do título de cada seção, conforme a imagem abaixo.

ModificaçãoPosição

 

Estas são as dicas básicas para você formatar seu perfil de forma atraente, profissional e dentro do que o mercado espera. Agora complete seu perfil e dê o seu toque pessoal e não esqueça: mantenha sempre atualizado, independentemente de sua situação profissional atual.

Insira seu comentário