Tenha um currículo que se destaca

Tags:, Profissional
featured image
Compartilhe!

Sejamos práticos. Vivemos em um mundo que é bastante voltado à aparência e menos preocupado com o conteúdo ou a eficiência. Logo, o seu currículo é a sua peça de publicidade pessoal e você deve aproveitar ela da melhor maneira.

O currículo serve principalmente para comunicar ao recrutador as suas informações pessoais, seus estudos, sua experiência profissional e o qual o seu objetivo. No entanto, você sabia que há muito mais informações que um currículo carrega para o processo seletivo?

Formato

A aparência e originalidade de um currículo demonstra o quanto você valoriza esse documento que mostra quem você é profissionalmente. À primeira vista um currículo causa uma impressão parecida com a que você tem quando conhece uma pessoa nova, só que você não tem a possibilidade de seguir rumos diferentes na conversa de acordo com o interlocutor. Então a mensagem que escrevemos tem que ser correta, clara e agradável.

Você pode utilizar um modelo pronto do Microsoft Word ou da internet, mas tome o cuidado de preencher todos os campos com os seus dados, não deixando nada do modelo.

Se você não for um especialista em design gráfico, siga o básico: use texto justificado e uma fonte de tamanho 10 a 12 e coloque os títulos em negrito e tamanho 14 e não utilize fontes estilosas ou divertidas. Lembre-se que o currículo é um documento profissional.

Cuide dos espaços entre as palavras e no início dos parágrafos e separe os títulos do seu currículo com um espaço um pouco maior entre linhas.

Use no máximo duas páginas para escrever o seu currículo. É mais que suficiente para transmitir as informações relevantes para quase todos os profissionais.

Ao enviar seu currículo por e-mail, sempre que possível, prefira gravar em formato PDF. As empresas podem ter diferentes leitores de documentos diferentes do que você usou para escrever e o seu currículo poderá aparecer ou ser impresso deformado.

Conteúdo

Alguns aspectos do conteúdo contam como aparência, você sabia?

É muito importante que os textos não tenham erros de escrita ou de português. Isso demonstra o quanto você dá valor e foco ao que você faz, uma característica muito valorizada pelas empresas.

Você precisa ter o seu currículo sempre atualizado. Pode parecer estranho, mas tem profissionais que enviam currículo com experiências incompletas, ou sem informações sobre a ocupação atual.

As primeiras informações do seu currículo precisam ser o seu nome com destaque e os seus dados de contato. Isso facilita o trabalho do recrutador e consequentemente aumenta as suas chances de ser considerado para a vaga. Não é necessário escrever “Currículo” ou “Curriculum vitae” no título.

Também não é absolutamente necessário colocar foto, embora hoje em dia estejamos em um mundo conectado e tenhamos fotos nos perfis das redes sociais e as pessoas (inclusive os recrutadores) estão acostumadas em ver o nome e uma foto. Então, se você optar por colocar uma foto, o ideal é uma foto pequena que mostre você de rosto e com vestimenta profissional ou neutra. Dispense fotos de formatura ou de festas.

Informe nas experiências os seus últimos atingimentos de metas e contribuições que fez para o negócio. Pense: por que você é ou foi importante para a empresa?

Se você tem alguma habilidade ou conhecimento específicos que utilizou em suas experiências anteriores, informe. Por exemplo, sistemas SAP, Totvs, Microsoft Dynamics, etc.

Dica de ouro em relação ao conteúdo: Não minta no currículo. Com certeza você pode valorizar seus pontos fortes, mas não escreva nada que não seja verdade, pois quando você for descoberto, isso vai gerar uma quebra de confiança com as pessoas da empresa e é bem possível que você dê adeus ao seu emprego.

Seguindo essas dicas, você vai ter um destaque em relação a pelo menos 60% dos candidatos, que não dão atenção a esses pontos.

Boa sorte.

 

Insira seu comentário