Propósito – Como você define o seu?

Tags:, , Profissional
featured image
Compartilhe!

Normalmente, tudo o que fazemos tem por base alguma motivação, incentivo ou necessidade. Trabalhamos, cuidamos de nossa família, estudamos e interagimos com outras pessoas.

Existe uma origem maior para os atos dos indivíduos e dos grupos e que atende suas necessidades, serve de incentivo e também os motiva, que é o senso de propósito.

Quando respondemos a nós mesmos para quê servimos, ou qual a nossa missão em determinado contexto, este é o propósito.

Na definição formal, propósito é a razão pela qual algo existe ou é feito, usado, executado, etc.

Vamos a um exemplo prático: Um vigilante de agência bancária sabe que tem que seguir os procedimentos de sua instrução de trabalho, mapeamento de riscos e vulnerabilidades. Além deste conhecimento, ele tem consciência de que quanto melhor e mais detalhadamente fizer seu trabalho, menor é a chance de ocorrências perigosas acontecerem. O objetivo do profissional é proteger própria vida, a dos clientes e o patrimônio do banco. Tudo isso é a sua missão. Seu propósito.

É bastante frequente que os indivíduos e grupos não estejam conscientes dos seus propósitos ou até não tenham um propósito definido. E se não há propósito, não há visão para o futuro, logo não há como desenvolver uma estratégia para a vida pessoal, profissional ou corporativa.

Defina o seu propósito

Bússola

Para definir o propósito ou começar esse processo, pergunte a si mesmo:

– Para que eu existo?
– Qual a missão do meu setor, empresa, organização?
– Na minha vida, como eu faço a diferença positiva?

Quanto maior for seu autoconhecimento ou o conhecimento das necessidades e da vocação do seu negócio, você estará mais próximo da direção correta do seu propósito.

Experimente pensar sobre o assunto e registre a anotação do seu propósito. Você verá que esta definição evolui e fica mais clara ao longo do tempo.

Insira seu comentário