Guarde bem o seu conteúdo de informação

Tags:, , , , Profissional
featured image
Compartilhe!

Para conteúdos que são informações, ideias, notas e relacionados, e que não tem uma ação definida, o recomendado é utilizar um software de anotações. Vamos ver nesse artigo como tirar o melhor proveito das ferramentas de anotações.

Organização de conteúdo

Cadernos diversos

As anotações devem ser feitas imediatamente quando você está vivenciando o contexto que deu origem a esta anotação. Por exemplo, você está pensando sobre um artigo que vai escrever, está participando de um treinamento ou uma reunião. Nestes últimos dois exemplos, muitas vezes não é permitido usar equipamentos eletrônicos, ou simplesmente seria considerado falta de educação, então anote no papel e transcreva ou tire uma foto da anotação assim que terminar.

 

Categorize suas anotações

Categorize suas informações

Você não precisa ter uma árvore de classificação grande e detalhada, mas é conveniente separar suas notas de trabalho de suas notas de estudo, pessoais, ou de algum projeto ou hobby. Quando você sentir que alguma categoria está grande ou confusa, é a hora de desmembrá-la em subcategorias.

 

Busca de informações

Busca de informações

A busca deve ser a primeira fonte de informação quando você for resgatar algum conteúdo. O motivo para isso é a economia de tempo. Já imaginou você precisar procurar em uma lista com duzentos itens de suas atividades de estudo da pós-graduação? Pensando em um conteúdo de biologia, quando você busca “gene dominante” você terá uma lista refinada com todos os itens que possuem esta combinação de palavras. Além de diminuir o seu trabalho de localizar a informação correta, ainda pode lhe mostrar itens correlacionados com o que você busca e não lembrava que tinha anotado. É assim que você faz uma busca na internet, não é mesmo?

 

Plataforma

Escolha da plataforma

Escolha uma plataforma que possa atender você em diversas mídias, como o computador, smartphone ou tablet e com sincronização em nuvem, afinal a qualquer momento você poderá ter que registrar ou alguma informação.

Além das mídias tradicionais, muitos aplicativos permitem que você envie um e-mail para o serviço com a informação a ser salva. Este endereço é privado para os seus dados no sistema de anotações.

Conheça 4 softwares de organização de conteúdo

Evernote

O Evernote é um software muito completo, que pode ser usado basicamente para anotações, diários e registros compartilhados. Possui funções interessantes, como clipping da web, anotações de áudio, anotações visuais e de webcam. Você pode ter múltiplos cadernos e organizá-los em pilhas para melhor classificação e conta com uma busca eficiente. É possível usar colaboração com o compartilhamento de caderno e o Work Chat. A versão grátis já é bem funcional. Possui versão online e para dispositivos móveis totalmente em português. Confira mais informações no link https://evernote.com/intl/pt-br/pricing/

 

penzu

Penzu é um aplicativo de diários (journaling),  que permite você ter um diário na versão gratuita e vários na versão paga. Possui aplicativo móvel simples e você pode criar tags para busca nos seus diários. A versão paga custa US$ 19,99 por ano e não tem versão em português.

 

OneNote

Solução completa e integrada da Microsoft com a suíte de aplicativos Office, Outlook.com e Office 365. Permite criar vários cadernos de anotação, proteger com senha, embora não sincronize as seções protegidas com dispositivos móveis e web, pesquisa por áudio, reconhecimento de caracteres em imagens, gravação de áudio e vídeo e sincronização com as anotações, para facilitar o acompanhamento contextual de uma reunião.

 

Google Keep

Por último o Google Keep, que tem uma proposta minimalista e é otimizado para a criação de listas e anexo de informações. Por enquanto é uma plataforma bastante simples, mas como é um produto Google tem possibilidade de crescer.

Insira seu comentário