Propósito: Para que serve sua empresa?

Tags:, , Empresa
featured image
Compartilhe!

Falamos no post Propósito – Como você define o seu sobre como você identifica seu propósito pessoal. Neste texto, escrevemos sobre propósito empresarial ou corporativo, complementando a visão sobre missão, visão e valores convencional.

E o que é propósito? Propósito é a vocação, a utilidade e a capacidade de uma empresa. Vamos fazer um exercício pessoal. Complete a frase: “- Eu existo para …”. Pode ser que você tenha uma resposta formada ou não, mas o exemplo é suficiente para levar ao ponto onde conseguimos identificar o propósito em nossas vidas. Em grupos ou empresas a ideia é a mesma. Pensemos sobre: “Minha empresa serve para … “.

Tudo na vida da empresa deve estar ligado com o propósito. A liderança, estratégia, planejamento de ações, cultura e execução.

Vejamos que o propósito está bem próximo dos conceitos clássicos de missão, visão e valores, porém ele é uma definição que traz uma resposta existencial em um tom de ação prático e utilitário, e não apenas ideológico.

O propósito deve ser a energia que move a companhia. Assim como em nossas casas, a energia que recebemos é a mesma, porém o aparelho que ligamos, e que transforma esta energia, é diferente conforme a necessidade.

Vamos ver alguns exemplos de propósito de empresas mundialmente conhecidas:

  • Nintendo: Colocar sorrisos nos rostos de todos que tocamos.
  • Disney: Fazer as pessoas felizes.
  • IKEA: Criar uma vida diária melhor para todos.
  • Johnson & Johnson: Importar-se e cuidar do mundo, uma pessoa de cada vez.

Com as declarações acima, vemos uma grande simplicidade mesclada com uma chamada à ação objetiva. O trabalho na descoberta do propósito pode não ser totalmente preciso em um primeiro momento, mas à medida que ele é posto em prática, é possível melhorar o conceito e tornar ele mais claro para todos os colaboradores.

A dica ao trabalhar na identificação do propósito do seu grupo/empresa é manter-se simples e conectado com o que a empresa nasceu para fazer.

 

Insira seu comentário